Sobre não acreditar em bobagens.


   Vou contar uma história pra vocês. Sobre religião, ética e moral. E não pensem que por eu ser um comunista, ateu e gordo, não saiba respeitar as religiões e suas doutrinas.

   Pois bem, Já disse aqui no blog sobre decisões, sobre o que é certo e o que é errado. E sobre como decidir isso sozinho. E então, cabe a você decidir se eu estou certo ou se eu estou errado. Até porque esse é o meu ponto de vista e eu possuo liberdade de expressão, Graças a Deus.

   Mas quem, ou o quê, é Alá pra você? Quem é Buda? Você ora ajoelhado todos os dias em direção a Meca? Creio que não, e inclusive, creio que você dirá que é tudo mentira, ou que o seu

Deus seja único e “trino”. Como me disseram.

   Ultimamente muitas pessoas tem me perguntado por que eu sou ateu.

   E eu tenho 3 respostas definidas, pra cada tipo de situação.

       1-   Quando a situação é rápida eu pergunto: “Porque você acredita?” Claro que é pela fé da pessoa, então eu digo: “Alguns têm fé. Outros não têm.” Assunto encerrado.

       2-   Quando eu tenho um pouco mais de tempo, Eu costumo dizer nessas situações, uma frase de Stephen Roberts: Quando você entender por que rejeita todos os outros deuses possíveis, entenderá por que rejeito o seu.” Assunto encerrado.
     
       3-   Quando a pessoa realmente quer discutir, e realmente tem tempo para saber mais do por que do meu ateísmo, eu costumo entrar na questão da Navalha de Occam. (Quem não sabe o que é, clica no nome e dá uma olhada). 

       E vamos a seguinte explicação:
    
Porque Chove?

   Existe a explicação científica para a formação da chuva:

   A chuva é um fenômeno climático que ocorre quando a água é aquecida pelo Sol e acaba se evaporando, transformando-se em vapor de água. Logo depois, este vapor de água se mistura com o ar e, como é mais leve, começa a subir. Quando esse “ar umedecido” chega a um determinado limite atmosférico formam-se as nuvens carregadas de vapor de água. Quando esse ar atinge uma altura muito alta, ele resfria, transformando-se novamente em água. Como a água é pesada, ela acaba caindo em forma de chuva.

   Então, temos uma série de fatos conhecidos, que explicam como ocorre a chuva, e todos eles possuem uma explicação científica, por exemplo:

       1-   A água quando aquecida, passa para o estado gasoso (Vapor d’água).

       2-   Os gases mais pesados (mais frios) “descem” e os mais leves (mais quentes) “sobem”.

       3-   Quanto mais alto (Muito acima do nível do mar), mais frio é o ar (Exemplo: Campos do Jordão).

       4-   O Vapor de água, quando aquecido, volta a tornar-se líquido, formando a chuva.




   E há outra explicação para a chuva, a de São Pedro:

   São Pedro, que tem a fama de "porteiro" do reino dos céus, ganhou esse título graças a uma passagem do Evangelho de Mateus, na qual Jesus se volta para Pedro, o seu seguidor mais próximo, e diz: "Eu te darei as chaves do reino dos céus, e o que ligares na Terra será ligado nos céus". E isso foi suficiente para algumas pessoas, acreditarem que é realmente São Pedro quem controla o clima no mundo.

   Porém, Não há evidências científicas de que São Pedro exista. E São Pedro precisaria de um mecanismo para controlar a chuva, controlar o clima no mundo todo. E isso não é explicado na Teoria de que ele é o dono dos céus. Tampouco é baseado em fatos conhecidos, com explicações científicas.

   Portando, de acordo com a Navalha de Occam, a única explicação válida para a chuva é a explicação Científica pra chuva. E não há uma realidade em que existam duas explicações totalmente corretas para o mesmo fato, ou o mesmo objeto de estudo. 

   A verdade é que existe verdade e mentira, e não duas verdades e o resto mentira. Verdade é uma só. E as explicações científicas para todos os fatos que você conhece, inclusive pelos quais você consegue estar lendo esse texto, com seu coração bombeando sangue pelo seu corpo, com ar entrando nos pulmões e sendo filtrados pelos alvéolos pulmonares, estão na sua frente, e eu não desperdiçaria meu tempo, procurando soluções em crenças ou doutrinas, onde nem mesmo a existência da figura espiritual que rege todo o resto, pode ser provada.





Obs: A parte onde explico com relação à navalha de Occam e a chuva, foi retirada em parte, de um vídeo, no blog do Diego Quinteiro que você pode ver clicando aqui.



3 comentários:

  1. Muito bom o texto. uma forma bonita, de dizer que Deus não existe.

    ResponderExcluir
  2. Precisamos de outra madrugada pra discutirmos de novo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dessa vez todos devemos nos juntar, inclusive ''AQUELA QUE NÃO DEVE SER NOMEADA'' para podermos dar risadas kk'

      ~Estarei todo trabalhado no recalque.

      Excluir