O Gigante Acordou

O Gigante Acordou.

Parece até propaganda o Johnnie Walker, mas não é.  


   
   A partir de 10 de Junho, protestantes brasileiros nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, fizeram protestos referente ao aumento da passagem de ônibus, a qual subiu 20 centavos.



Pessoa 1: “Mas peraí, só 20 centavos?”

Vamos aos fatos:

Metrô - 4,5 milhões de usuários por dia.
4,5 milhões x 0,20 centavos

Dia = 900.000,00 MIL
Mês = 19.503.000,00 MILHÕES - 21,67 dias úteis
Ano = 234.036.000,00 MILHÕES - 260 dias úteis

Ônibus - 6 milhões de usuários por dia.
6 milhões x 0,20 centavos

Dia = 1.200.00,00 MIL
Mês = 26.004.000,00 MILHÕES - 21,67 dias úteis
Ano = 312.048.000,00 MILHÕES - 260 dias úteis

CPTM - 2,3 milhões de usuários por dia.
2,3 milhões x 0,20 centavos

Dia = 460.000,00 MIL
Mês = 9.968.200,00 MILHÕES - 21,67 dias úteis
Ano = 119.618.400,00 MILHÕES - 260 dias úteis


UM TOTAL DE: 665.702.400,00

   Mas 700 milhões de reais, não fazem parte do foco central do problema.

   O problema é que há anos (Muitos anos), nosso povo, o povo brasileiro vem sendo forçado a suportar normas e leis totalmente lúdicas, que são criadas para beneficiar única e exclusivamente os seus próprios legisladores.

   Políticos no Brasil, recebem como salário cerca de 17 Mil reais por Mês, enquanto o salário mínimo é cerca de 600 reais.

   Toda e qualquer despesa pessoal de cada um desses políticos é paga, sem alteração nenhuma desse salário absurdamente alto, para um cargo que a princípio, seria para um “servente”. Totalizando, cerca de 50 mil reais mensais para pagar viagens, telefone, moradia entre outras despesas pessoais. E como se não bastasse, esses mesmos políticos contratam familiares ou amigos para cargos que nem sequer existem, mas podem ser inventados, para quebrar um galho aqui, outro ali.

   Enquanto todo esse montante é gasto com políticos, o salário mínimo continua, repito, cerca de 600 reais.

   E depois de tudo isso, poderíamos pensar: “pelo menos, eles estão cuidando bem das outras esferas da sociedade, como educação, saúde, segurança, bem estar social...” Porém não.

   Nossa sociedade é vítima de um descaso proeminente, por parte dos governos estaduais, regionais e federal. Por todo o país. Resultando em hospitais que mais parecem as enfermarias da Segunda Guerra Mundial, com pacientes jogados pelos corredores, sem ao menos uma maca. Hospitais, que estão em situações deploráveis.

   Depois de tudo isso, pessoas não se sentem totalmente seguras nas ruas, a educação do Brasil é uma lástima, no qual jovens de 9º Ano, não estão sabendo ler ou interpretar um texto com mais de 5 verbos conjulgados no pretérito mais que perfeito.

   E sabendo que um político ganha tanto e ainda é bancado pelo governo para suas despesas pessoais, poderíamos dizer que um professor, inclusive o professor que ensinou muitas das coisas que estes políticos sabem, ganha muito bem, e que suas condições de trabalho são perfeitas. Porém novamente não.

   O salário de um professor é cerca de 850 reais. Onde 90% dos professores da rede pública de educação, também dão aulas em escolas da rede privada, porque apenas o salário da rede pública não é suficiente para suprir as necessidades básicas desses professores.

Pessoa 2: “E onde o dinheiro é bem gasto no país?”

   Mais fatos:

   Estádio Mané Garrincha: 1.2 bilhão de reais
   Copa Do Mundo (2014): 27 bilhões de reais
   Copa das Confederações (2013): 8 bilhões de reais
   Olimpíadas (2016): Aproximadamente 10 bilhões de reais (Não Oficial)
   Visita do papa ao Brasil (2013): 118 milhões de reais

                                                x

   Renda Per Capita do Brasil: 767 Reais (Segundo IBGE)
   Investimento na área de Saúde: 1,9 bilhão de reais até 2014
   Investimento anual na Educação: 9 bilhões de reais
   Investimento anual em Segurança: 27,3 milhões de reais

   E você ainda acha que TUDO ISSO é somente por 20 centavos?


Pessoa 3: “E precisa tanta violência pra uma mudança tão simples?”

   O pior momento para os governantes deixarem a população ainda mais farta de tanta corrupção e descaso por parte dos políticos, é agora. Porque? O Brasil está prestes a sediar os dois eventos esportivos de mais prestígio no mundo todo: A Copa Do Mundo, em 2014 e as Olimpíadas, em 2016.

   Os olhos e ouvidos da população global estarão virados para o nosso país. E o Brasil não se pode dar ao luxo de manchar sua imagem de uma forma tão inócua, como está acontecendo agora.

   Portanto, é nosso dever, sair às ruas. Fazer o que for preciso, para que os representantes do governo enxerguem que nada pode passar impune. Que tudo tem um limite.

   É necessário violência SIM. É necessária a reação por parte da polícia SIMPorém tanto entre os manifestantes como entre os policiais militares, existem as “laranjas podres”, pessoas determinadas a utilizarem os protestos e manifestações como aval para provocar desordem e vandalismo. E policiais que estão determinados a proteger a imagem da polícia como “contenção militar” Utilizando-se de força ostensiva para parar repórteres, entre outros.

   A mídia brasileira atribui o rótulo de “Vândalos” para todo e qualquer manifestante presente em qualquer uma das manifestações. Porém, olhando de fora, como nessa reportagem do The New York Times, somos todos chamados de “Manifestantes” e “Ativistas”

   É nosso dever sair às ruas, gritar, correr, dar a cara a tapa. Para mostrar para o todos os outros países que o nosso país tem estádios de primeiro mundo, porém ainda falta construir esse primeiro mundo em torno deles.

   Talvez assim, defronte tantos protestos e tantas vozes juntas, e diante a tantos acontecimentos importantes nos próximos anos. Nosso país seja “forçado” a mudar.



0 comentários:

Postar um comentário